Entre os anos de 2012 e 2013 ocorreram novas conexões e upgrades aumentando drasticamente a largura de banda disponível para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão das instituições conectadas através da WAN rnp dentro do projeto Veredas Novas. O número de instituições conectadas pela RNP atingiu 37 conexões para as universidades Federais e a largura de banda média passa de 4 Mbps no início de 2012 para 23 Mbps em 2013.
A primeira conexão do projeto Veredas Novas em Santa Catarina, entrou em produção no dia 27 de setembro de 2013 no Campus IFSC/Joinville com a capacidade inicial de 20 Mbps se tornando a primeira instituição do estado a se beneficiar deste projeto. O Veredas Novas é uma iniciativa conjunta do MCTI, MEC, MC em parceria com a ANDIFES e CONIF que visa implantar conexões de alta velocidade em todos os campi de universidades e institutos tecnológicos do interior à RNP.
A equipe do PoP-SC trabalhou durante as semanas seguintes para incluir e homologar as demais instituições contempladas pela iniciativa, onde em muitos casos o upgrade representa um aumento de 10 vezes na capacidade anterior, com upgrades incrementais de 20Mbps a cada 6 meses até chegar a largura de banda de 100Mbps.
Veja o video de divulgação do projeto.
O nome Veredas Novas, faz uma alusão a obra de Guimarães Rosa, o Grande Sertão: Veredas. “sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar” (João Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas). Maiores informações sobre a obra de Guimarães Rosa, pode ser encontrado em aqui.