Criação da RCT-SC

Em maio de a partir da elaboração da proposição conjunta da rede estadual apresentada ao Governo do Estado, no ano anterior, foi lançada  oficialmente a Rede de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (RCT-), ocasião em que foi divulgado o edital de  licitação para aquisição da infraestrutura necessária. A partir da criação da , estabeleceram-se como principais objetivos a integração dos órgãos que produzem e utilizam informações em ciência e tecnologia, bem como ensino à distância, através da implantação de uma infraestrutura de rede de computadores em Santa Catarina, ligada à Rede Nacional de Pesquisa.

Enlarge

rcct_objetivos
Principais objetivos da RCT-SC

No evento, fez-se uma demonstração da rede ao Ministro de Ciência e Tecnologia José Israel Vargas, (-), que ao conhecer a proposta da RCT/SC, assinou o protocolo de intenções, visando fomentar a implantação da mesma. Neste documento o Ministério de Ciência e Tecnologia se propõe a apoiar com recursos na ordem de R$ 500.000,00  (Quinhentos mil reais) destinados a cobertura dos recursos humanos necessários a implementação da RCT/SC.

Na mesma data, foi assinado o convênio entre a UFSC e o Governo do Estado de Santa Catarina, através da SDT, viabilizando adquirir equipamentos para a Rede Catarinense de Ensino a Distância (projeto de vídeo conferência remota liderado pelo LED/UFSC).