Expansões e atualizações redeUFSC 2013

Em , a redeUFSC passa pela maior ampliação desde a implantação do backbone Gigabit Ethernet em , com a instalação de mais um roteador Cisco 7600 para aumentar a capacidade do núcleo da rede e na camada de distribuição, os comutadores são substituídos por equipamentos Cisco 4500, provendo assim para a comunidade universitária uma rede com maior capacidade e estabilidade nas conexões.

Ainda no ano de 2013, é feita a expansão da redeUFSC nos campi fora da capital, interconectando-se o campus de Joinville por meio de uma conexão de 60 Mbps provida pela RNP diretamente ao PoP-SC. Neste mesmo ano também é assinado um acordo com a UDESC, cuja conexão era por ela custeada,  permitindo a redundância de caminhos para que em caso de falha de conexão a UFSC, com conexão custeada pela , trafegue via e vice-versa.

Enlarge

Conexões-WAN-UFSC-Mar-2013
Diagrama das conexões da rede WAN em Março de 2013

No contexto da telefonia IP, as unidades remotas de Joinville, Curitibanos, Araranguá e CCA Aquicultura foram incorporadas. Gateways com a telefonia convencional e móvel foram instalados para melhorar a usabilidade do serviço.