Articulações para a criação da REDECOMEP na região de Florianópolis

No ano de ocorreram as primeiras articulações para a criação de uma rede para Educação e Pesquisa na Região de Florianópolis no contexto da iniciativa REDECOMEP  (Redes Comunitárias para Educação e Pesquisa). A  é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras óptica voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto sustentação.

A primeira solicitação tratando a respeito da criação da rede metropolitana acadêmica da na região de Florianópolis ocorreu através de e-mail em 11 de março de 2005. Neste, a RNP marca uma reunião com os representantes do PoP-SC e da UFSC em Florianópolis para o dia 17 de março de 2005. Motivados pela ideia da criação da rede, previamente à esta reunião, , PoP-SC e CIASC articularam uma possível parceria que ajudasse a promover a implantação da rede.

Na reunião entre RNP, PoP-SC e UFSC são iniciadas as articulações para criar a rede metropolitana acadêmica de Florianópolis. O estabelecimento desta rede levou em conta a parceria com o Governo do Estado, visto que nesta época o Governo também estava construindo uma infraestrutura de fibra óptica em Florianópolis (RMG – Rede Metropolitana Governamental) e a UFSC até então havia liderado iniciativas anteriores de criação da RMCT e da RMAV-FLN. Esta parceria é vista com bastante confiança por parte da RNP.

Enlarge

email_resposta_criacao_remep
Primeira troca de e-mails referente à primeira reunião sobre a criação da possível rede metropolitana acadêmica da região de Florianópolis ()